sábado, 8 de junho de 2013

Resenha - Foras da lei

Foras da Lei
Título: Foras da lei barulhentos, bolhas raivosas e algumas outras coisas que não são tão sinistras, quem sabe, dependendo de como você se sente quanto a lugares que somem, celulares extraviados, seres vindos do espaço, pais que desaparecem no Peru, um homem chamado Lars Farf e outra história que não conseguimos acabar, de modo que talvez você possa quebrar esse galho.


Autores: Lemony Snicket, Neil Gaiman, Jonathan Safran Foer, Jon Scieszka, Clement FreudGeorge Saunders, Kelly Link, Richard Kennedy, Sam Swope, James Kochalka, Jeanne Duprau, Nick Hornby.

Editora: Cosac Naify.


Sinopse: O título é de perder o fôlego: "Foras da lei barulhentos, bolhas raivosas e algumas outras coisas que não são tão sinistras,quem sabe, dependendo de como você se sente quanto a lugares que somem, celulares extraviados, seres vindos do espaço, pais que desaparecem no Peru, um homem chamado Lars Farf e outra história que não conseguimos acabar, de modo que talvez você possa quebrar esse galho". O mesmo vale para a seleção dos autores, alguns dos mais celebrados escritores norte- americanos da atualidade: Neil Gaiman, Nick Hornby, Jonathan Safran Foer, Clement Freud e Lemony Snicket, entre outros. O lançamento é uma compilação de onze contos inéditos, cada um deles ilustrado por um artista diferente, entre os quais vale destacar Barry Blitt (já ilustrou vinte capas da revista New Yorker), Lane Smith (o ilustrador de A verdadeira história dos três porquinhos, de Jon Scieska), David Heatley (colaborador do jornal The New York Times) e Peter de Sève (criador dos personagens da animação A era do gelo). Em comum, as histórias trazem um quê de estranhamento do mundo, com inocência infantil. O verso da sobrecapa, que brinca com o tamanho do título, por meio de um jogo de siga a seta, esconde uma surpresa: Lemony Snicket começou uma história cujo final sumiu! E ele convida os leitores a terminá-la. Na Cosac Naify, um grupo de duendes com luvas brancas vai receber as sobrecapas enviadas e as melhores histórias serão publicadas no site da editora. Foras da lei... reúne literatura da melhor qualidade para um público carente de boas histórias. Os autores, reconhecidos pela qualidade literária de suas obras destinadas aos adultos, não subestimam o jovem leitor. Em tempos de literatura enlatada, isso é, sem dúvida, o que faz deste livro algo tão sinistro.

Resenha: Sim, o título é aquele mesmo e sério, confie em mim, você nunca - nunca mesmo - vai ler um livro tão diferente! Com contos divertidos e sinistros, os autores brincam de escrever e brincam tão bem que te prendem até o final. É um pouco difícil falar desse livro por se tratar de contos, mas podemos citar alguns:  a sobre um homem que tinha tanto medo de perder sua família que quis extinguir o amor, a de um sexto distrito em Nova Iorque, histórias chatas que não são tão chatas assim (que no final, bem, se entrelaçam), um grupo que vai atrás de um pássaro chamado pássaro-do-Sol e muitos outros. Sem se falar dos autores! O motivo de eu ter lido o livro foi justamente um dos contos ser do Lemony Snicket (autor de Desventuras em Série e pseudônimo de Daniel Handler), que como todo mundo sabe, eu amo. Outros autores também se destacam como Neil Gaiman (Coisas Frágeis) e Jonathan Safran Foer (Tudo se ilumina). Além do conto extra que você é livre pra escrever o final, o livro contém um jogo de palavra-cruzada extremamente difícil, que, admito, não consegui decifrar todo.
Dedicatória impossível de ser decifrada. (Foto: http://freakgeeks.com.br)


Noisy_outlaws_lores
- capa original


Bem pessoal, é isso! Gostaram do livro?
Beijos,
Tai.

4 comentários:

  1. Tenho que admitir que o título do livro é beeeem exótico, rs!
    Que loucura!

    Confesso que crônicas não é minha leitura preferida, mas este livro - e principalmente sua resenha - me fez querer conhecê-lo!

    Owiiin..
    Que lindo o caderno que você mandou pra Paty (Coração de Tinta). Faz por encomenda? Nem que seja uma caderneta!?

    Beijos e um ótimo final de semana, Lu ♥
    http://luizando.blogspot.com.br

    Super já seguindo o blog ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!
      Faço sim! Manda um e-mail pra mim (livrosecha@hotmail.com) e diz como você quer o caderno que eu te passo o orçamento. Você fala qual a cor, estampa, se quer desenhos a mais, etc. Ou se eu posso fazer um da minha criatividade haha!

      beijinhos,
      Tai.

      Excluir