domingo, 28 de setembro de 2014

Fanfiction: Originais e Histórias paralelas.

Oi amores! Já disse que amo escrever? Bom, eu minha opinião é: “Quem lê, escreve.” Alguém concorda? Bom hoje estou aqui para falar do famoso termo: Fanfiction. Aí vem a seguinte pergunta: O que é Fanfiction?
 Bom, Fanfiction, é uma estória (Dicionário da Tia aqui: História: Real. Estória: Ficção.) onde autores amadores desenvolvem diferentes finais ou criam alternativas de livros, jogos, animes, mangás... sem ser chamado de plágio.
Porém, acho que muitos sabemos, há sites de fanfics em toda a internet. Hoje, ou se quiser, neste post vamos fazer a comparação de dois sites de fanfics, do qual tenho cadastro e uso. (Um mais que o outro :)
Nyah! Fanfiction (Link here): O Nyah! eu particularmente amo. Por que Agatha? Bom só para começar ele parece com o nosso famoso e querido Facebook. Você bota foto de perfil e de capa. Além disso você preenche um perfil, e pode postar suas estórias ou histórias mesmo, de um jeito seguro e fácil. O site não pede idade e não expõe suas informações.
Prós: O site não lhe expõe. Ele não diz idade, natalidade e etc. Na verdade ele nem pede isto.
Algo que amo neste como em outros sites é que se pode incentivar ao autor amador a continuar escrevendo, e postando. Pode também elogiar e criticar (Mas só vale construtivas hein!). Algo interessante é que há o serviço “Beta”. Nos sites de fanfics, os betas são os co-autores da estória. Ele aponta erros e os corrige, além de auxiliar no desenvolvimento da estória. Além de tudo no Nyah apenas o autor da estória pode responder aos comentários. Além de tudo isso vem minha parte favorita: o acompanhamento. O acompanhamento no Nyah é simples e ele marca onde você parou sua leitura. (E olha que não são nem a metade dos prós!)
Contras: Muitas pessoas colocam nome, idade, enfim, expõem suas vidas ali. Nunca, em hipótese alguma, faça isso. De preferência use pseudônimos e não revele seus dados pessoais. (Já vi autor dando WhatsApp ali). Tome muito cuidado com os gêneros das fanfics. E algumas vezes o site fica fora do ar por sobrecarga. Sério cara, eu não tenho muito o que reclamar do site.
Social Spirit (Link here): Esse site já é muito mais complicado de se mexer. Além de não muito aconselhável (opinião minha).
Prós: Como todo site de Fanfiction se pode postar e ler estórias. Como o Nyah! também se pode incentivar o autor a continuar a estória e todo tipo de elogio vale. Tem os famosos betas, porém o serviço desta site eu não testei. (Desculpe mas eu não tenho muitos prós para esse site.)
Contras: O site é complicado, pede idade e a expõe, assim como (é opcional colocar mas) facebook, Twitter... Aí vem a tal pergunta: Mas Tia a vida é minha, se eu quiser boto até senha de cartão. Por que não colocar todas essas informações?  Bom, a segurança é tudo hoje em dia. Além dessas coisas, ele é mais complexo, não existe acompanhamento e tem um serviço (que eu considero) inferior. Não apenas os autores podem responder os comentário. É confuso e há muitas melhorias a fazer.

Bom amores, essas foram as minhas humildes críticas sobre Fanfiction e seus dois principais sites. Quem escreve aqui? Mande o link para que eu possa dar uma olhada em suas estórias! Se vir a assinatura: Beijos da Tia K.G. Adivinhem que estará acompanhando? Eu! Se quiserem colocar suas opiniões sobre os sites (o que concordam, o que discordam, o que esqueci...) deixe nos comentários. Beijos da Tia K... Ops! Tia Agatha. Escrevam e se expressem! <3

4 comentários:

  1. Oioi! Eu amo fanfics, mas não leio muito. Também não gosto muito do Spirit, prefiro o Fanfic Obsession, porque lá é mais "coisa de fã", sabe? Fics com artistas que eu amo e tal. Acredita que eu não conhecia o Nyah!? Bom... Eu não leio muitas fics mesmo.
    Beijnhos de luz gata <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore! Fico triste que não leia muitas fics mas fico feliz de ter alguém que concorda comigo. Eu não conheço muito bem o obssession então não o inclui neste post.

      Excluir
    2. Mas eu prefiro mesmo são as originais então o nyah é mais convidativo para mim. Fico feliz que agora saiba outra site. Beijinhos de luz linda! :3

      Excluir
  2. Adorei sua postagem, mas tem uma coisa que me incomoda, tenho uma amiga que escreve e posta suas estórias no site do Nyah onde tenho conta pra acompanhar várias fics, mas o que me preocupa é um problema de segurança, a questão do plágio, conheço dois autores que estão tendo suas Fics plagiadas, e o Nyah nao toma providência sobre isso, que infelizmente é péssimo pra credibilidade deles.como tudo existem dois lados...positivo e negativo..infelizmente.

    ResponderExcluir